Novembro Azul - Prevenção ao Câncer de Próstata

Retornar a lista de artigos

NOVEMBRO AZUL – Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa da morte de 28,6% da população masculina. Por este motivo, o mês de novembro é dedicado a prevenção e combate ao câncer de próstata, vinculado a cor azul, com o objetivo de influenciar os homens a ficarem mais atentos e zelarem pela sua saúde, já que, os mesmos não tem o costume de procurar por médicos e possuem um grande preconceito com o exame de próstata, impedindo que a doença seja detectada precocemente para aumentar as chances de cura.

O que é Próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a próstata é uma glândula presente apenas nos homens. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo, mas produz parte da composição do sêmen que é liberado durante o ato sexual. Seu tamanho aumenta com o passar da idade.

Sintomas

Inicialmente, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, dificilmente apresenta sintomas e quando eles aparecem, podem ser confundidos com o crescimento benigno da próstata. Geralmente, os sintomas são percebidos apenas na fase avançada, sendo esses:

  • Dores ao urinar;
  • Infecções generalizadas;
  • Presença de sangue e/ou sêmen na urina;
  • Diminuição do jato da urina;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Dor Óssea.

Fatores de risco

  • Hereditariedade;
  • Idade avançada (Após os 50 anos a taxa de incidência e mortalidade aumentam consideravelmente);
  • Excesso de gordura corporal;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Disfunção hormonal.

Exame de Próstata

Também chamado de toque retal, é um exame preventivo que tem como objetivo analisar alterações anormais na próstata. Exames como a análise sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA), medicação do jato de urina e a ultrassonografia transretal podem ser solicitados em paralelo ao exame de próstata para auxiliar no processo.

O indicado é fazer o Check-up periodicamente a partir dos 40 anos de idade ou se houver casos constatados na família para identificar o câncer na fase inicial e aumentar as chances de cura. A sociedade Brasileira de Urologia aponta que a frequência do exame varia e depende do urologista para determinar esta periodicidade de acordo com cada caso.

O toque retal é feito durante a consulta com o proctologista ou o urologista. O profissional utiliza luva látex para introduzir o dedo indicador no ânus do paciente afim de detectar fissuras, nódulos, hemorroidas ou algo que possa indicar o câncer de próstata ou de reto.

Já o PSA é o marcador mais utilizado para diagnosticar o câncer de próstata. Ele é feito pela coleta de uma pequena amostra de sangue venoso. A preparação exige que o paciente se abstenha de sexo e esportes intensos nas 72 horas que antecedem o exame.

Tratamento

A escolha do tratamento deve ser individual, discutido entre médico e paciente, avaliando os riscos e benefícios que cada um apresenta. Deste modo, a detecção precoce é imprescindível para aumentar as chances de um tratamento bem sucedido.

Prevenção

Já foi comprovado que uma alimentação saudável, a pratica de exercícios físicos diária, não fumar, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajuda a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Cuide – se

Ninguém é livre de ser afetado por uma doença, por este motivo, cuidar da saúde também é coisa de homem! Para prevenir-se, mantenha uma alimentação saudável e um peso adequado, evite o consumo de bebidas alcoólicas, não fume e pratique atividades físicas. Quando necessário, faça o exame de próstata. Garanta uma vida mais longa e saudável.

Novembro Azul na VIP Home Care

Em apoio a campanha de prevenção ao câncer de próstata, nós da VIP Home Care teremos um dia temático, o dia de Novembro Azul, destinado a conscientizar nossos colaboradores e salientar a importância da prevenção e do tratamento. Você pode ver a respeito nas nossas redes sociais:
                                                                                                    


Fontes:

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata

http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/4692-novembro-azul

https://www.inca.gov.br/noticias/no-novembro-azul-inca-e-ministerio-da-saude-alertam-para-saude-do-homem

https://altadiagnosticos.com.br/saude/exame-de-prostata

https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Cancer-de-prostata