Outubro Rosa

Retornar a lista de artigos

OUTUBRO ROSA – Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

Criado na década de 90, o movimento de Outubro Rosa tem como proposito alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância da mamografia, já que, é o exame que apresenta o melhor diagnóstico e detecta precocemente o câncer de mama. Dados do Instituto Oncoguia apontam que cerca de 95% dos casos detectados em estágio inicial têm chance de cura.

Apesar de também ser desenvolvido em homens (1% dos casos), o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no mundo, sendo a principal causa de morte da população brasileira feminina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

Apesar do movimento atrelado a cor rosa vir ganhando força com o passar do tempo, ainda existem muitas mamografias que deveriam ser feitas e não são de fato efetivadas por falta de informação. Por esse motivo, ainda é necessário chamar a atenção para essa causa, reforçando que uma vida saudável, a prevenção e a detecção precoce são necessárias e imprescindíveis.

O que é o câncer de mama?

É um câncer que ocorre a partir de um desenvolvimento anormal das células mamares, onde as células ruins se multiplicam progressivamente, formando um tumor maligno. Se diagnosticado nos estágios iniciais, as chances de cura são maiores, além disso, nos estágios iniciais, a doença é assintomática, por isso torna-se fundamental o exame anual feito em mulheres a partir de 40 anos de idade ou em mulheres com histórico familiar.

Fatores de Risco

  • Histórico Familiar;
  • Não ter filhos;
  • Idade avançada;
  • Gravidez após os 30 anos;
  • Primeira menstruação antes dos 12 anos de idade;
  • Menopausa tardia;
  • Ingestão de Álcool;
  • Dieta gordurosa;
  • Obesidade.

Benefícios de fazer a mamografia

  • O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura;
  • Os tratamentos preventivos diminuem a mortalidade em até 30%;
  • Cânceres em estágios iniciais não apresentam sintomas, no entanto, a mamografia pode detectar previamente qualquer indício de anormalidade, inclusive nódulos muito pequenos;
  • O tratamento do câncer é muito invasivo. No entanto, se detectado precocemente, essa experiência pode ser rápida e menos traumática, podendo evitar a quimioterapia (dependendo das circunstâncias).

Autoexame

Outra forma de detectar o câncer de mama é através do autoexame, que deve ser feito uma vez por mês, entre três e dez dias após a menstruação. Além de ser prático e não gerar custos para ser feito, ele é indolor e pode salvar a sua vida. O melhor é fazer o autoexame em três posições diferentes:

  • Em pé
    Levante o braço esquerdo acima da cabeça. Com a mão direita, examine o seio esquerdo. Usando os dedos e não as pontas, sinta a mama com movimentos de cima para baixo. Em seguida, faça o mesmo processo com o outro seio.
  • Deitada
    Deitada, coloque o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita, examine o seio esquerdo. Repita o processo com o seio direito.
  • Na frente do espelho
    Em frente ao espelho, sem as roupas, observe os seios com os braços para baixo, levantados, dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando para verificar se há alguma alteração na região do seio. Verifique o tamanho, forma, cor, inchaços, rugosidade, saliências e possíveis nódulos.

Quando ter atenção

Caso tenha alguma alteração, deformação, retratação, saliência, vermelhidão, descamação, nódulo, caroço duro na mama, dor unilateral ou perda de sangue pelo mamilo, mantenha a atenção e procure um especialista. O tratamento vai depender do estágio e tipo de tumor, podendo ser tratado através de Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e/ou Hormonioterapia.


Outubro Rosa na VIP Home Care

Em apoio a campanha de prevenção ao câncer de mama, nós da VIP Home Care teremos um dia temático, o dia de Outubro Rosa, destinado a conscientizar nossos colaboradores e salientar a importância do exame da mamografia. Você pode ver a respeito nas nossas redes sociais:

É importante olhar com atenção e zelar pela nossa saúde. A prevenção é necessária! Fale a respeito, compartilhe cuidados!

As informações acima possuem caráter educativo, apenas profissionais habilitados podem diagnosticar e apontar o tratamento correto para doenças.

Além disso, é necessário que você esteja sempre atento a sua e a saúde de pessoas próximas. Caso perceba algo suspeito relacionado a saúde, entre em contato com seu médico de referência.

Pratique o autocuidado, tenha hábitos saudáveis e compartilhe essas informações para conscientizar a todos!



Fontes:

http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/outubrorosa/

https://www.roche.com.br/pt/por-dentro-da-roche/voce-sabe-o-que-e-outubro-rosa.html

https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/cancer-de-mama-tambem-atinge-homens

https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/outubro-rosa.htm

https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/dados-e-numeros/mortalidade#:~:text=A%20taxa%20de%20mortalidade%20por,respectivamente%20(INCA%2C%202022).

http://www.corb.med.br/noticia/visualiza/583/outubro_rosa:_saiba_como_fazer_o_autoexame