Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno

Retornar a lista de artigos

AGOSTO DOURADO – Mês do Aleitamento Materno

Agosto foi o mês designado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para simbolizar a luta para incentivar a amamentação. Representado por dourado, em referência ao padrão de qualidade ouro do leite materno, agosto dourado defende a extrema importância do leite materno para o desenvolvimento da criança. Isso porque esse alimento é próprio e eficiente para bebês, pois oferecem todos os nutrientes necessários que fornecem proteção, nutrição e anticorpos, bem como auxilia no desenvolvimento neurológico e metabólico da criança sem os alérgenos que as fórmulas infantis podem conter.

Segundo dados da OMS e da Unicef, cerca de 6 milhões de crianças são salvas todos os anos graças ao aumento de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Uma criança mais saudável, tem a oportunidade de se tornar um adulto com menos problemas de saúde. Amamentar, embora seja um ato natural, requer uma rede de apoio, pois o desmame precoce tende a acontecer demasiadamente, segundo dados da OMS, somente 38% dos bebes no mundo são amamentadas exclusivamente com o leite materno até o sexto mês de vida. Já no Brasil, o Ministério da Saúde aponta que apenas 9% dos bebes se beneficiam da amamentação exclusiva nos seus seis primeiros meses de vida.

Apesar de ser um grande desafio para as mães, a amamentação é muito importante. É fundamental persistir o tempo que for necessário. Mas para aliviar estes desafios, os especialistas aconselham que as mães se mantenham sempre bem informadas sobre as técnicas, cuidados, mudanças, benefícios e possíveis complicações. Além disso, é preciso conhecer o próprio corpo, se alimentar bem e não hidratar os mamilos, pois a pele do local pode ficar fina e com fissuras. O mais indicado é tomar um banho de sol que não seja muito quente, ter um sutiã adequado e pedir orientações sobre o assunto ao seu médico.

Benefícios do Aleitamento Materno

O leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê após o nascimento. Existem muitos estudos que podem confirmar os benefícios do aleitamento materno. Deste modo, além de aumentar o vínculo afetivo entre mãe e filho, a amamentação traz muitos benefícios, tanto para a criança quanto para a mãe.

Benefícios para o bebe:

  • Melhora a digestão e diminui cólicas;
  • Diminui o risco de obter doenças alérgicas;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne anemias;
  • Fortalece a arcada dentária;
  • Diminui o risco de a criança obter Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Desenvolve o sistema nervoso;
  • Estimula a inteligência;
  • Previne contra a diarreia;
  • Protege o coração;
  • Previne a obesidade;
  • Diminui as chances do desenvolvimento da doença de Crohn e linfoma;
  • Previne problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores.

Benefícios para a mãe:

  • Melhora a recuperação do parto.
  • Diminui o sangramento pós-parto;
  • Acelera a perda de peso;
  • Reduz a incidência de cânceres de mama, ovário e útero;
  • Protege contra doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a evitar a osteoporose;

O leite materno

O leite materno é um líquido complexo que fornece a quantidade de água, nutrientes, carboidratos, proteínas e lipídeos imprescindíveis para um bebe em desenvolvimento. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, o leite materno nem sempre é o mesmo pois ele sofre alterações durante todo o período de amamentação para se adaptar às necessidades do bebê. Antes de se tornar leite maduro, o alimento produzido por uma mulher para alimentar seu bebê passa por várias etapas muito importantes, que são elas: colostro, leite de transição e leite maduro.

1 – Colostro

O colostro é o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente é liberado entre os primeiros três e cinco dias e tem uma consistência mais líquida. No entanto contém os mesmos nutrientes que o leite maduro, possuindo uma maior concentração de imunoglobulinas e menos gordura, o que faz com que ele seja levemente transparente, semelhante à água de coco e por isso às vezes é confundido com “leite fraco”.

2 – Leite de Transição

Como o nome indica, a transição é produzida no período entre o colostro e o leite maduro. Portanto, sua estrutura muda de forma gradual e contínua. Normalmente, esse leite é produzido entre 6 e 15 dias após o parto. O leite de transição é rico em gordura e lactose para contribuir com o crescimento da criança. Nesta fase, os seios ficam mais cheios, firmes e pesados.

3 – Leite Maduro

Os seios produzem leite maduro cerca de 15 dias após o parto. Em sua fase final, o leite contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Sua composição é um equilíbrio perfeito entre proteínas; carboidratos, lipídios, ferro, cálcio, zinco, vitaminas A e C. Por este motivo, a OMS indica que o leite possui nutrientes suficientes para alimentar a criança até o sexto mês sem nenhum outro complemento, a partir disto, a amamentação pode ser estendida até dois anos ou mais, acompanhada de refeições complementares. 

Uma curiosidade é que a composição do leite humano não é constante, ela pode mudar a cada mamada, principalmente em relação à quantidade de gordura. Às vezes é fino e tem uma maior concentração de água e vitaminas, e às vezes, é mais espesso e mais gorduroso. Contudo, basta confiar que o corpo sabe o que está fazendo e se surgir alguma dúvida referente a produção eficaz de leite, procurar um profissional de saúde.

Doação de leite materno

A doação de leite humano é essencial para aumentar as chances de sobrevivência de recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso internados em UTIs, além de proporcionar um desenvolvimento saudável ao longo da vida. Toda mulher que amamenta pode doar leite humano. Só é preciso ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação.

Para doar, encontre o banco de leite humano ou o posto de coleta mais próximo, armazene o leite materno em um recipiente higienizado de vidro com tampa plástica. Também é necessário limpar a mama, as mãos e usar mascara para não contaminar o leite com saliva ou sujeiras. Quando coletado pelo banco, o leite é analisado, submetido a um processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído e fornecido aos bebes. 

Agosto Dourado na VIP Home Care

Em apoio a campanha de Aleitamento Materno, nós da VIP Home Care disponibilizaremos informativos para o nosso time interno durante todo o mês de agosto, além disso você pode ver uma série de postagens falando sobre o tema nas nossas redes sociais. Acesse:

É importante olhar com atenção e zelar pela nossa vida e pela vida do próximo. Fale a respeito, compartilhe cuidados.

As informações acima possuem caráter educativo. Pratique o autocuidado, tenha hábitos saudáveis e compartilhe essas informações para conscientizar a todos!

Fontes

https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/4106/agosto-dourado-o-mundo-unido-pela-amamentacao#:~:text=O%20m%C3%AAs%20de%20agosto%20foi,de%20qualidade%20do%20leite%20materno.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/agosto-dourado-amamentacao-previne-doencas-da-infancia

https://eurofarma.com.br/artigos/agosto-dourado-o-que-e-quando-surgiu-e-importancia

https://www.danonenutricia.com.br/infantil/primeiros-meses/nutricao/tres-fases-leite-materno

https://www.primeiros1000dias.com.br/artigos/amamentacao-voce-sabia-que-o-leite-materno-tem-diferentes-fases

https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/banco-de-leite-humano