Maio Amarelo - Mês de Prevenção a Acidentes de Trânsito

Retornar a lista de artigos

MAIO AMARELO – Mês de Prevenção a Acidentes de Trânsito

Maio amarelo é uma campanha que ocorre no mês de maio com o intuito de propagar a prevenção a acidentes de trânsito. O amarelo simboliza a atenção e tem a intenção de voltar o olhar da população para aos altos índices de mortes, acidentes e feridos no trânsito em todo o mundo para que todos passem a ser conscientes e tenham mais responsabilidade no trânsito. O Tema envolve diversos segmentos como: empresas, associações, sociedade civil, federações e órgãos do governo para que juntos debatam e abordem as questões que envolvem o trânsito de forma ampla e efetiva

De acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura, os dados sobre acidentes e óbitos ainda são altos. Em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito e 632.764 de registro de acidentes. Deste modo, mesmo após a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011 a 2020), o movimento de maio ainda é essencial para salvar vidas.

Década de Ações para a Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início à Década de Ação pelaSegurança no Trânsito 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

Globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano – tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo.

A Década inclui um Plano Global, que descreve as ações necessárias para atingir a meta de reduzir mortes e lesões no trânsito e ações aceleradas para tornar as caminhadas, as bicicletas e o uso do transporte público seguros, para garantir vias, veículos e comportamentos seguros e para garantir atendimento de emergência oportuno e eficaz.

Maio Amarelo 2022

O movimento já ocorre a nove anos e cada ano recebe um slogan de campanha especifico. No ano de 2022 o escolhido foi “Juntos Salvamos Vidas”. O OBSERVATÓRIO e os parceiros CNT Sest/Senat e Senatran estão disponibilizando materiais da campanha de forma gratuita com o objetivo de todos terem acesso. Além disso, não é preciso ter autorização para utilizar o material, a ideia é que todos que sejam engajados na causa carreguem uma só mensagem.

O material mostra diversos personagens com a intenção de mostrar, independente da profissão ou cargo, que todos podem fazer o que é certo e seguir as regras no trânsito para salvar vidas.

Tendo isto em vista, nós da VIP Home Care como apoiadores da causa inserimos abaixo o vídeo e as imagens oficiais da campanha:

Maio Amarelo na VIP Home Care

Em apoio a campanha de prevenção a acidentes de trânsito, nós da VIP Home Care disponibilizaremos informativos para o nosso time interno durante todo o mês de maio, além disso você pode ver uma série de postagens falando sobre o tema nas nossas redes sociais. Acesse:

Fontes:

https://www.sbtnews.com.br/noticia/brasil/194388-no-brasil–cerca-de-32-pessoas-morrem-por-dia-em-acidentes-de-transito#:~:text=Em%202021%2C%20foram%2011.647%20mortes,incidentes%20por%20hora%20no%20Brasil.

https://maioamarelo.com/juntos-salvamos-vidas/

https://brasil.un.org/pt-br/156091-oms-lanca-decada-de-acao-pela-seguranca-no-transito-2021-2030