Novembro Azul

Retornar a lista de artigos

Novembro Azul

Mês de prevenção e combate ao câncer de Próstata

Apesar de celebrado oficialmente no dia 17 de novembro, o mês inteiro é dedicado a prevenção e combate ao câncer de próstata, vinculado a cor azul, com o objetivo de que os homens fiquem atentos e zelem pela sua saúde, já que, os mesmos não tem o costume de procurar por médicos, e o câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina e pode levar a morte.

O que é Próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Sintomas

Inicialmente, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, dificilmente apresentado sintomas e quando apresenta, pode ser confundido com o crescimento benigno da próstata, apontando apenas dificuldade de urinar. Geralmente, os sintomas aparecem e são percebidos apenas na fase avançada, sendo esses:

  • Dor Óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Diminuição do jato da urina
  • Infecções generalizadas;
  • Presença de sangue na urina;
  • Presença de sêmen na urina;
  • Vontade de urinar com frequência.

Fatores de risco

  • Histórico familiar
  • Excesso de gordura corporal
  • Sedentarismo
  • Obesidade 
  • Idade avançada (Após os 50 anos a taxa de incidência e mortalidade aumentam consideravelmente)
  • Disfunção hormonal

Tratamento

A escolha do tratamento deve ser individual, discutido entre médico e paciente, avaliando os riscos e benefícios que cada um apresenta. Deste modo, a detecção precoce é imprescindível para aumentar as chances de um tratamento bem sucedido. Para isso, quando apresentado algum sintoma, é necessário investigar por meio de exames clínicos, laboratoriais, radioscópicos e endoscópicos. O INCA não recomenda a realização desses exames de forma rotineira.

Cuide – se

Ninguém é livre de ser afetado por uma doença, por este motivo, cuidar da saúde também é coisa de homem! Para prevenir-se, mantenha uma alimentação saudável e um peso adequado, evite o consumo de bebidas alcoólicas, não fume e pratique atividades físicas. Se necessário, faça o exame de próstata. Garanta uma vida mais longa e saudável.

Novembro Azul na VIP Home Care

Em apoio a campanha de prevenção ao câncer de próstata, nós da VIP Home Care teremos um dia temático, o dia de Novembro Azul, destinado a conscientizar nossos colaboradores e salientar a importância da prevenção e do tratamento. Você pode ver a respeito nas nossas redes sociais, acesse:

As informações acima possuem caráter educativo, apenas profissionais habilitados podem diagnosticar e apontar o tratamento correto para doenças.
Além disso, é necessário que você esteja sempre atento a sua e a saúde de pessoas próximas. Caso perceba algo suspeito relacionado a saúde, entre em contato com seu médico de referência.
Pratique o autocuidado, tenha hábitos saudáveis e compartilhe essas informações para conscientizar a todos!

Fontes:

https://www.inca.gov.br/noticias/no-novembro-azul-inca-e-ministerio-da-saude-alertam-para-saude-do-homem

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata

http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/4692-novembro-azul