Retornar a lista de artigos

Outubro Rosa

Criado na década de 1990, com uma mobilização social, o movimento Outubro Rosa tem como premissa alertar e conscientizar a sociedade sobre a proeminência da mamografia, sendo o exame que apresenta o melhor benefício e diagnóstico para detecção precoce do câncer de mama. Estudos apontam que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm chance de cura. Esse tipo de câncer é o que mais acomete mulheres no mundo, sendo comum a partir dos 35 anos de idade e aumentando os riscos com o avançar do tempo. O movimento tem ganhado força na medida que os casos aumentam, e a cor rosa tem sido utilizada para chamar a atenção para essa causa, reforçando que a prevenção é necessária, já que, nem todas as mamografias que devem ser realizadas são de fato efetivadas. Durante todo mês, ações de conscientização são propagadas como: Palestras, debates, iluminação rosa de locais públicos, atividades e distribuição de materiais educativos.

Homens também podem desenvolver essa doença, devido ao fato de eles também possuírem glândulas mamárias e hormônios femininos em baixa quantidade, eles representam 1% do total de casos. Por ser raro, o rastreamento de câncer de mama para homens é inexistente, por isso, é importante atentar-se para o histórico familiar e sinais contidos no corpo.

Afinal, o que é o câncer de mama?

É um câncer que ocorre a partir de um desenvolvimento anormal das células mamares, que se multiplicam progressivamente, formando um tumor maligno. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, maior as chances de cura, além disso, nos estágios iniciais, a doença é assintomática, por isso torna-se fundamental o exame anual feito em mulheres a partir de 40 anos de idade ou em mulheres com histórico familiar.

Fatores de Risco

  • Histórico Familiar;
  • Não ter filhos;
  • Idade avançada;
  • Gravidez após os 30 anos;
  • Primeira menstruação antes dos 12 anos de idade;
  • Menopausa tardia;
  • Ingestão de Álcool;
  • Dieta gordurosa;
  • Obesidade.

Quando ter atenção

Caso tenha alguma alteração, deformação, retratação, saliência, vermelhidão, descamação, nódulo, caroço duro na mama, dor unilateral ou perda de sangue pelo mamilo, mantenha a atenção e procure um especialista. O tratamento vai depender do estágio e tipo de tumor, podendo ser tratado através de Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e/ou Hormonioterapia.

Outubro Rosa na VIP Home Care

Em apoio a campanha de prevenção ao câncer de mama, nós da VIP Home Care teremos um dia temático, o dia de Outubro Rosa, destinado a conscientizar nossos colaboradores e salientar a importância do exame da mamografia. Você pode ver a respeito nas nossas redes sociais, acesse:

É importante olhar com atenção e zelar pela nossa saúde. A prevenção é necessária! Fale a respeito, compartilhe cuidados!

As informações acima possuem caráter educativo, apenas profissionais habilitados podem diagnosticar e apontar o tratamento correto para doenças.
Além disso, é necessário que você esteja sempre atento a sua e a saúde de pessoas próximas. Caso perceba algo suspeito relacionado a saúde, entre em contato com seu médico de referência.
Pratique o autocuidado, tenha hábitos saudáveis e compartilhe essas informações para conscientizar a todos!

Fontes:

http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/outubrorosa/

https://www.roche.com.br/pt/por-dentro-da-roche/voce-sabe-o-que-e-outubro-rosa.html

https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/cancer-de-mama-tambem-atinge-homens

https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/outubro-rosa.htm