Retornar a lista de artigos

Março azul marinho: Prevenção e combate do câncer colorretal

A campanha é realizada para alertar à população sobre a importância de prevenir o câncer colorretal, doença que abrange os tumores que acometem o intestino grosso. Cerca de 70% dos tumores aparecem no cólon e 30%, no reto. O risco que uma pessoa tem de desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de 5%.

O câncer colorretal (CRC) continua a ser a terceira malignidade mais comum em todo o mundo e foi classificado como a segunda causa principal de mortes por câncer em 2018.

A última estimativa é que a doença ataca cerca de 41.000 casos (2020), sendo que 50% distribuídos para cada sexo. Esta estimativa é feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

….

Fatores de risco
Geralmente, as causas do câncer estão relacionadas a hábitos não saudáveis, como tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo e excesso de consumo de carne processada.

Sinais e Sintomas
Nos estágios iniciais da doença, geralmente, não há sinais ou sintomas evidentes. Mas, caso o paciente apresente um ou mais dos sintomas a seguir, é recomendável estudar o caso:

– Diarreia ou constipação;

– Sangramento ao evacuar;

– Anemia sem causa aparente;

– Desconforto abdominal (com gases e/ou cólicas);

– Sensação de intestino vazio;

– Vontade frequente de evacuar (menos com intestino vazio).

Chances de cura
Caso seja diagnosticado precocemente, o câncer colorretal tem chances de cura. O tumor pode ser detectado por meio de exames de rastreamento e físico. Para pacientes que já têm sintomas da doença, o diagnóstico é feito por investigação de exames clínicos, radiológico ou laboratoriais.

Como prevenir ?

Controle do peso corporal – Manter dentro dos limites da normalidade;
Praticar atividade física – Movimentar-se diariamente ou na maior parte da semana, são fatores importantes para a prevenção deste tipo de câncer;
Alimentação saudável – Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.

As informações acima possuem caráter educativo, apenas profissionais habilitados podem diagnosticar e apontar o tratamento correto para doenças.
Além disso, é necessário que você esteja sempre atento a sua e a saúde de pessoas próximas. Caso perceba algo suspeito relacionado a saúde, entre em contato com seu médico de referência.
Pratique o autocuidado, tenha hábitos saudáveis e compartilhe essas informações para conscientizar a todos!


FONTE: WONG, M. C. S. et al. Differences in Incidence and Mortality Trends of Colorectal Cancer Worldwide Based on Sex, Age, and Anatomic Location. Clinical Gastroenterology and Hepatology, 2020. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER, 2021. Dados câncer de intestino. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino >. Acesso em: 16 de fevereiro de 2021.